notícia
Tipos de limpeza hospitalar: processos para manter o ambiente limpo e seguro!
terça-feira, 23 de abril de 2024 >> Postado por Vanessa Indeba
A limpeza hospitalar precisa ser feita cuidadosamente e com técnicas específicas que sejam capazes de promover uma higienização adequada e um ambiente limpo.
Há alguns processos que os locais hospitalares precisam passar para garantir a todos segurança, bem-estar e livrar os pacientes da contaminação.
Benefícios da limpeza hospitalar
O ambiente hospitalar requer bastante cuidado para assegurar a saúde de todos e também promover conforto aos seus pacientes. Conheça alguns benefícios da limpeza hospitalar:
- Evitar infecções: A limpeza regular nas instalações previne o risco de proliferação de doenças e infecções;
- Segurança: Um local com uma limpeza adequada garante segurança às pessoas que frequentam, e principalmente aqueles que estão vulneráveis e precisam do máximo de cuidado para não desenvolver infecções;
- Bem-estar: Ninguém se sente bem em um lugar sujo e desorganizado a limpeza hospitalar possibilita uma sensação acolhedora;
- Cuidado com os equipamentos: Um equipamento pode durar mais tempo se estiver sendo conservado, ou seja, recebendo todo o cuidado e limpeza necessária;
- Proteção dos funcionários: A equipe médica e os outros colaboradores estão expostos a um ambiente propenso a propagação de doenças, e manter o local higienizado contribui para proteger os funcionários;
- Cumprir as normas e regulamentos: Todo o ambiente passa por supervisão para observar se os padrões estabelecidos estão sendo cumpridos, quando não estão, recebem multa ou chegam a ser fechados.
Além desses benefícios que a limpeza hospitalar possibilita, outro fator que a torna muito importante é a imagem institucional, ou seja, um lugar limpo passa uma imagem positiva, enquanto locais sujos não é bem visto pelo público e acaba afastando os pacientes.
Tipos eficientes de limpeza hospitalar
O maior objetivo de um ambiente hospitalar é amparar os seus pacientes e oferecer um lugar seguro, para isso, se faz necessário não descuidar da limpeza do local.
Hoje em dia, há diversas técnicas e maneiras específicas de realizar essa higienização para a eliminação dos resíduos e sujeiras que podem ocasionar a contaminação. Confira os principais tipos de limpeza hospitalar:
Descontaminação hospitalar
Um dos primeiros passos da limpeza hospitalar é a descontaminação, que ajuda a reduzir os risco de infecção cruzada.
Por isso, inicia-se a desinfecção e esterilização das superfícies e dos equipamentos de acordo com os protocolos adequados e também com o uso de produtos de qualidade.
Desinfecção hospitalar
A desinfecção hospitalar é dividida em três níveis: alto, médio e baixo e são realizados conforme a necessidade da área ou do equipamento.
Assim, elimina os microorganismos patogênicos que estão presentes nos hospitais e é fundamental usar produtos químicos que sejam capazes de acelerar o processo e possibilitar um resultado prolongado.
Limpeza preparatória
Diariamente ocorre a limpeza preparatória nos quartos, centros cirúrgicos, enfermaria, sala de exames e etc. E tem como objetivo a remoção dos resíduos e sujeiras que estão visíveis.
Através de equipamentos como escova, pano ou esponja e produtos bons é que se consegue a eliminação da sujeira. Ela é realizada com água e detergente específico, após a lavagem e o enxágue, é feita a secagem adequadamente para assegurar a segurança de todos.
Limpeza concorrente
A limpeza concorrente acontece ao longo do dia e tem equipes designadas para determinadas funções e áreas específicas, ela é fundamental para remoção dos resíduos, da limpeza das superfícies e também do descarte dos materiais utilizados.
Normalmente, o foco é a higienização das pias, maçanetas, móveis, mesa e também a reposição de alguns itens, como:
- Papel higiênico;
- Toalha;
- Sabonete líquido.
E também o descarte correto do lixo evita a contaminação, em alguns casos trocam até o recipiente quando é necessário ou está mais de um dia o mesmo sendo usado.
Limpeza especial
Têm áreas especiais dos hospitais que é de extrema importância impor uma higienização correta e atenta, são locais como salas de cirurgia, unidade de terapia intensiva e salas de isolamento, pois estão pacientes com alto nível de vulnerabilidade e qualquer coisa pode ser prejudicial.
Ela precisa ser feita com todo o cuidado e garantir que as superfícies fiquem limpas, e tenha lavagem nas cortinas e uma higienização satisfatória nos equipamentos médicos. Ao finalizar essa limpeza é preciso encaminhar para a lavagem os itens de forma separada que foram utilizados nela.
Limpeza mecanizada do piso
O piso do hospital é uma área que acumula bastante sujeiras e precisa constantemente ser limpa. Em geral, é usada uma lavadora automática ou enceradeira que facilita a higienização e é feita somente com água e detergente, uma vez que a utilização do rodo e de um pano demora mais .
Limpeza terminal
A limpeza terminal é feita para a eliminação total dos vestígios de patógenos e também de bactérias, por isso, usam desinfetantes, equipamentos e técnicas que sejam capazes de garantir a limpeza completa.
O início dessa higienização é após a saída do paciente que recebeu alta, foi transferido ou veio a óbito, quando ficou mais de 15 dias no local a limpeza é realizada de uma forma mais profunda.
E abrange janelas, móveis, luminárias, pisos, e até as portas, para evitar que fique algum resíduo e o próximo paciente a ficar no local seja contaminado.
Qual o tipo de limpeza que mais demora?
A limpeza que precisa de mais tempo para ser feita é a especial ou a terminal, porque requer uma higienização mais detalhada e profunda.
E como são realizadas em locais específicos, como salas de cirurgia, áreas de isolamento ou unidades de terapia intensiva, exige que sejam feitas com uma atenção maior para que aconteça a remoção completa dos resíduos e das bactérias.
Além disso, elas envolvem um maior número de pessoas para fazer a higienização, já que vai precisar desmontar alguns equipamentos e também até a limpeza dos objetos que ficam nas instalações.
Solicite o seu catálogo da Indeba
Para saber quais são os produtos de limpeza que a Indeba tem disponíveis para o ambiente hospitalar solicite um catálogo que vem detalhado e também apresenta as funções de cada um.
E todos são comprovados e aprovados pela ANVISA, para oferecer os melhores resultados sem prejudicar a saúde de quem manuseia e das pessoas que frequentam os ambientes que são higienizados pelos produtos da Indeba.
Veja Também:
- Produtos recomendados para linha líquida automatizada em lavanderia
- Linha líquida automatizada para lavanderia: vantagens e funcionalidades
- Quais os produtos para lavanderia profissional?
- Como realizar a desinfecção de escritórios: guia prático
- Desinfecção de indústrias: melhores práticas e benefícios na indústria alimentícia