Técnicas inovadoras de Limpeza Industrial - Indeba
Indeba

notícia

Técnicas inovadoras de Limpeza Industrial

Técnicas de Limpeza

sábado, 9 de março de 2024 >> Postado por Vanessa Indeba

Os setores industriais estão em busca constante de mecanismos que possam auxiliar no processo de limpeza dos seus maquinários e também do ambiente. 

Nesse sentido, várias técnicas de limpeza estão surgindo com o intuito de facilitar a higienização dos equipamentos sensíveis.

O que são técnicas inovadoras de limpeza industrial? 

A indústria é um ambiente amplo, cheio de maquinários e equipamentos que merecem grande atenção no momento da limpeza e ter técnicas avançadas trazem benefícios, são eles:

  • eficiência;
  • economia;
  • menos Impacto Ambiental. 

Normalmente, essas técnicas têm tecnologias de ponta a exemplo dos sistemas automatizados, nanotecnologia, robótica e produtos químicos específicos para diferentes tipos de sujeiras em diversas superfícies.

A junção de bons produtos com a robótica traz benefícios comprovados para a limpeza industrial, o tempo é otimizado e não traz tanto impacto no processo de produção, pois atua de forma eficiente e precisa. 

Além disso, são essenciais para minimizar o impacto ambiental, uma vez que não precisa usar uma quantidade absurda de água e os produtos usados são específicos e biodegradáveis.

Conheça técnicas inovadoras de Limpeza Industrial

Robôs de limpeza autônomos 

Hoje em dia com o avanço constante da tecnologia em diversos setores técnicas de Limpeza Industrial estão surgindo para colaborar nos processos de limpeza das indústrias, conheça algumas técnicas:

Limpeza por ultrassom 

Esse método consiste em uma limpeza realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência nas superfícies de difícil acesso. 

O objeto é imerso em um tanque com água ou algum tipo de solvente e transdutores ultrassônicos começam a emitir ondas sonoras que são capazes de criar microbolhas que desmancham ao entrar em contato com a superfície e remove a sujeira, como também graxa, óleo ou qualquer tipo de resíduo.

Esta técnica tem como objetivo facilitar os processos de limpeza e colaborar com os resultados dos produtos químicos que são usados para a limpeza, ou seja, ajudam a chegar em lugares mais isolados dos maquinários.

Robôs de limpeza autônomos 

Os robôs de limpeza foram idealizados para limpar de forma independente os ambientes. Eles têm um mapeamento do ambiente através de sensores e identificam quais os obstáculos que estão neles. 

Após isso, eles criam um planejamento de rota para realizar o processo de limpeza e alcançar todas as áreas, também são capazes de detectar as sujeiras e manchas. 

No seu processo de limpeza estão incluídos aspiração, pulverização, esfregando, produtos de limpeza e são usados de acordo com a superfície. 

Dessa forma, diminui a necessidade de intervenção humana do momento da limpeza industrial e pode ser realizada durante o fluxo menor de pessoas na indústria.

Limpeza a vácuo de baixa pressão

A limpeza a vácuo de baixa pressão é uma técnica que usa de um ambiente de vácuo para a remoção de sujeira e contaminantes. Ele ocorre da seguinte forma: a superfície a ser limpa é colocada em uma câmera de vácuo que a pressão é mínima para haver o vácuo parcial. 

Após o vapor o gás entra na câmera e começa o processo de remoção de sujeira, torna-se mais fácil, pois o vácuo diminui a aderência das partículas e o gás a vapor tem como finalidade soltar as partículas que não são da base do objeto. 

Ultimamente está sendo um dos métodos mais usados para superfícies sensíveis e que não podem ser expostas demasiadamente às soluções líquidas.

Limpeza por plasma 

A limpeza por plasma é uma das técnicas mais novas do mercado, consiste em usar um estado altamente reativo da matéria que é o plasma. O processo inicia-se com o gás ionizado pela energia que cria um plasma com íons, elétrons e radicais livres. 

Em seguida, é direcionado para a superfície e acontece a interação dos íons com os radicais livres que são capazes de transformar o gás em partículas solúveis, assim os produtos de limpeza são removidos da base, juntamente com as bactérias. 

Nesse sentido, a limpeza com plasma mostra-se muito útil para eliminar contaminantes, óleos, resíduos e entre outros, além de ser ideal para limpar maquinários sensíveis a exemplo dos eletrônicos, materiais poliméricos e vidros ópticos. 

Desse modo, esse tipo de limpeza é bastante realizada em indústrias de eletrônicos, aeroespacial e biomédica, pois não traz danos para as bases e é capaz de realizar uma limpeza excelente.

Limpeza com laser

A limpeza com laser é realizada através de um processo com um laser de alta intensidade que fica na área que precisa ser limpa. De tal maneira que o laser começa a quebrar as ligações químicas dos contaminantes e vaporizando.

Assim os contaminantes são transformados em gases ou em partículas que são eliminados com uma sucção ou ar comprimido. O melhor dessa técnica é que é altamente controlada e não danifica nada. 

Mais um métodos que deve ser aplicado em indústrias que trabalham com matérias sensíveis e também com obras de artes e artefatos históricos, para que o processo de limpeza seja o menos invasivo possível.

Limpeza com nanopartículas

A limpeza com nanopartículas consiste em usar partículas pequenas que sejam capazes de eliminar as sujeiras e contaminantes dos maquinários.

Durante o processo, essas nanopartículas são espelhadas em um líquido com solução e são aplicadas no objeto a ser limpo. Vale destacar que essa técnica permite que as partículas sejam reguladas para remover sujeiras específicas.

Como são usados os produtos químicos nas técnicas inovadoras de limpeza industrial? 

Um dos aliados dessas técnicas inovadoras de limpeza industrial são os produtos de limpeza que agem para a remoção eficaz da sujeira, a exemplo dos desengraxantes que executam um grande papel para a eliminação de óleo e de graxa.

Dessa forma, é fundamental usar bons produtos de limpeza para que essas técnicas sejam capazes de oferecer um resultado esperado. Não adianta utilizar essas técnicas com produtos de baixa qualidade, pois não vão oferecer bons resultados. 

Use os produtos da Indeba na limpeza industrial

A Indeba é responsável por 200 produtos químicos que são altamente eficazes para a limpeza, são 7 tipos de linhas que agem de maneiras diferentes para atender diversas superfícies. 

Todos os produtos são aprovados e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que confirma a qualidade e a segurança que eles oferecem. 

YouTube
Instagram