notícia
Qual a importância de determinar indicadores de risco para a indústria de alimentos?
terça-feira, 17 de maio de 2022 >> Postado por Cris
Os indicadores de risco para a indústria de alimentos são fundamentais para garantir a qualidade dos produtos e a segurança dos consumidores.
A partir dessas informações, a empresa consegue identificar e controlar os principais riscos envolvidos nos processos industriais, evitando problemas sérios no futuro, como a não aprovação em fiscalizações.
Quer saber mais? Leia este conteúdo na íntegra para entender o que são os indicadores de risco e como escolher as ferramentas certas para a sua indústria.
Aproveite a leitura!
O que são indicadores de risco?
Os indicadores de risco consistem em métricas utilizadas por inúmeros setores econômicos, com o objetivo de analisar os riscos que determinada organização está sujeita, os quais podem atrapalhar o desenvolvimento do negócio.
No caso das indústrias de alimentos, os indicadores funcionam como indicativos da qualidade, segurança e suficiência dos produtos alimentícios comercializados pela empresa, visando proteger tanto a reputação do negócio, como os consumidores.
Os indicadores de risco mais utilizados nas indústrias de alimentos são:
- Disponibilidade calórica;
- Consumo alimentar;
- Estado nutricional.
Para que servem os indicadores de risco?
Os indicadores de riscos nas indústrias de alimentos são implementados para garantir aos consumidores que os alimentos vendidos possuam alta qualidade e quantidade, sem significar riscos à saúde ou demais efeitos indesejados.
Além disso, essas ferramentas ajudam a proteger a reputação da indústria, dado que casos de infecção alimentar, alimentos de má qualidade sanitária e demais problemas refletem diretamente na imagem do negócio.
Por exemplo, em 2014, um consumidor alegou ter encontrado um rato na garrafa de Coca-Cola. Esse evento provocou a redução da busca pelo produto e do faturamento da empresa, mesmo a marca sendo tradicional e conhecida no mundo todo.
Outra função importante dos indicadores de risco é impedir que sua empresa seja penalizada em inspeções realizadas pelos órgãos de fiscalização.
Inclusive, por seguir todos os procedimentos de segurança (regulados pelos indicadores de risco), a Coca-Cola foi inocentada do caso, pois a perícia concluiu que as boas práticas adotadas pela indústria impossibilitavam o fato apresentado.
Como escolher os indicadores ideais para minha indústria?
A escolha dos indicadores de risco por sua indústria dependerá dos processos e atividades realizadas, assim como dos equipamentos, quantidade de pessoal e fatores de risco.
A melhor maneira de analisar todas essas informações e conseguir entender quais indicadores de riscos devem ser aplicados é implementando o diagnóstico de processos.
Essa estratégia é realizada por um profissional especializado em segurança e qualidade dos alimentos, capaz de compreender os riscos existentes em sua indústria – que devem ser monitorados continuamente.
Sua indústria também pode contar com o suporte de um profissional durante a escolha dos indicadores, chamado consultor, que ficará responsável por orientar sua decisão, apresentando a importância de cada índice.
Como a Indeba pode ajudar neste processo?
A Indeba é uma indústria química brasileira, que oferece ao mercado soluções completas integradas em higienização e sanitização profissional. Os produtos da empresa são fabricados com materiais e insumos de qualidade comprovada e os processos são assistidos tecnicamente por profissionais qualificados e com larga experiência no ramo.
Além de soluções seguras e de elevada efetividade, a Indeba também oferece aos seus parceiros um serviço de consultoria e diagnóstico de processos.
Através dos relatórios e resultados gerados por esses serviços, sua indústria de alimentos será capaz de escolher os melhores indicadores de risco – evitando os problemas citados anteriormente.
Portanto, venha conhecer o nosso sistema e ser mais um parceiro da Indeba!
Aproveite para conheçer as nossas linhas de produto, a qualidade dos nossos materiais, como também os serviços de consultoria e diagnóstico.
Gostou desse conteúdo? Leia também:
- Responsabilidade no processo de Higienização da sua indústria
- O que considerar antes de iniciar a higienização de superfícies na indústria de alimentos e bebidas
- Passos importantes para manter a serrafita livre de contaminação ou isenta de microorganismo
inação total de germes, inclusive seus esporos, por meio de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos. É um processo utilizado em situações em que é necessária a máxima segurança, como em salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança, com a eliminação total dos microrganismos.
Para ambientes residenciais e empresas em geral, os especialistas recomendam o processo de higienização, ou seja, uma limpeza seguida de desinfecção.