notícia
Importância da lubrificação de esteiras na indústria de alimentos e bebidas
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 >> Postado por Cris
Quando falamos em indústria de alimentos e bebidas, existem outros fatores, além da higienização, que influenciam diretamente na qualidade dos alimentos, como é o caso da lubrificação de esteiras.
Esse é um processo essencial para preservar a eficiência dos equipamentos e certificar a qualidade dos produtos — e, assim, evitar enormes prejuízos para a fábrica.
Nesse artigo, falaremos melhor sobre a importância da lubrificação de esteiras, além de como deve ser o lubrificante alimentício e dicas essenciais para que esse processo seja eficiente! Continue a leitura…
Por que efetuar a lubrificação de esteiras na indústria de alimentos e bebidas?
Realizar a lubrificação de esteiras serve para garantir a qualidade dos alimentos e prevenir uma série de problemas, como:
Aumento nos danos de embalagens
Com problemas no funcionamento da máquina causados pela fricção, elas podem provocar avarias nas embalagens dos alimentos e, consequentemente, causar um enorme prejuízo para a indústria.
Contaminação cruzada
Contaminação cruzada é a transferência de microrganismos de uma fonte contaminada para outra limpa, podendo provocar disseminação de diversas doenças e infecções. Nesse caso, a falta de lubrificação dos aparelhos pode aumentar o risco de transmissão devido ao acúmulo de partículas de alimentos acumuladas na esteira.
Problemas precoces no desempenho das máquinas
Diversas falhas são provocadas pela falta de lubrificação dos rolamentos, correntes e engrenagens, de modo que a máquina pode reduzir seu tempo de vida útil e causar diversos prejuízos para a operação por quebrar precocemente ou precisar parar para a manutenção.
Altos custos de manutenção
Quanto maior é o dano na esteira, mais caro é o prejuízo com a manutenção do equipamento futuramente.
Como deve ser o lubrificante alimentício?
Ao mesmo tempo que a lubrificação de esteiras tem uma importância enorme, é fundamental ter cuidado na escolha e aplicação do produto nas máquinas.
Uma das suas características fundamentais é não prejudicar a qualidade dos alimentos em caso de contato acidental. Por exemplo, os lubrificantes com cheiro forte podem influenciar no sabor dos alimentos. Outro problema é se o produto tiver algum componente tóxico.
Outro ponto importante é ter resistência contra a contaminação do ambiente, de modo que o efeito do lubrificante não pode reduzir ou mudar por causa de alguma componente presente no local, como água ou graxa.
Tipos de lubrificantes alimentícios
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou uma classificação dos lubrificantes alimentícios, que divide os produtos de duas formas:
- H1: permite o contato direto e acidental com alimentos, remédios e outros produtos;
- H2: não permite o contato direto e acidental com os produtos alimentícios;
- H3: óleos comestíveis, utilizados na lubrificação de determinados equipamentos.
Dicas para a lubrificação de esteiras
- Cumpra o manual de instruções das máquinas: o material informa todos os cuidados para a conservação do equipamento, incluindo a parte de manutenção.
- Garanta que a esteira esteja limpa antes de aplicar o lubrificante: os resíduos podem atrapalhar o funcionamento do produto.
- Crie um cronograma de manutenção: documente a quantidade e frequência de aplicação do lubrificante.
Invista em um lubrificação de esteiras da Indeba
A Indeba oferece os melhores produtos para a higienização da indústria alimentícia há mais de 50 anos. Além das soluções de limpeza e desinfecção, ainda oferecemos excelentes lubrificantes para a sua esteira de alimentos.
Em especial, temos um destaque para o Primmax Oil (óleo lubrificante grau alimentício e protetivo para carretilhas, roldanas e trilhos) e o Primmax Lubrick (alta performance p/ esteiras de transportes).
Entre em contato conosco e conheça os nossos produtos!
Gostou do conteúdo? Leia também: