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Guia completo da rotina de higienização das áreas em Hotéis
segunda-feira, 11 de março de 2024 >> Postado por Vanessa Indeba
Uma rotina bem definida de higienização dos estabelecimentos são ideais para otimizar o tempo e tornar os ambientes mais seguros.
Por isso, é crucial elaborar um guia com a rotina de higienização das áreas e quando se trata de hotel, se torna fundamental na conservação da boa fama da hospedagem.
Programe os dias de limpeza e quais pessoas vão fazer
Estabelecer a rotina e definir os procedimentos que serão realizados, é uma boa maneira para evitar estresse e organizar o setor de governança, oferecendo assim segurança e limpeza dos locais.
Dessa forma, foque em criar uma programação regular, ou seja os dias de higienização e os os colaboradores responsáveis por ela.
Além disso, procure um treinamento para equipe e principalmente oriente sobre o uso dos produtos de limpeza, assim todos vão saber manusear adequadamente e promover o resultado esperado.
Não ignore os equipamentos de proteção e tenha uma tabela para registrar os procedimentos de higienização realizados, assim terá um controle melhor.
Limpeza das áreas comuns
Normalmente as áreas comuns são higienizadas todos os dias e mais de uma vez em alguns locais, a exemplo dos banheiros das áreas comuns. São locais que recebem um fluxo maior de pessoas e se não forem higienizadas em curto períodos de tempo as chances de propagação de bactérias são grandes.
Dessa forma, ter uma equipe de prontidão e com a rotina estabelecida para a higienização dessas áreas será fundamental. Focar em Carpetes, móveis, maçanetas, corrimões, balcões da recepção, elevadores, entre outros será primordial e, se faz necessário, o uso de produtos de qualidade que sejam capazes de desinfetar com facilidade esses locais.
Defina os horários de limpeza dos apartamentos.
Os apartamentos devem ser higienizados diariamente, uma vez que o hóspede deve ficar em um local limpo e aconchegante, onde há sujeira é impossível ter conforto.
Dessa forma, troque os lençóis, fronhas, toalhas sempre que necessário, e higienize o apartamento com produtos apropriados e aprovados pela ANVISA todos os dias para manter o ambiente mais acolhedor, limpo e seguro.
Na limpeza profunda, que será quando o hóspede efetuará o check out, não esqueça de higienizar equipamentos, eletrodomésticos e as superfícies com maior dificuldade na limpeza diária.
Rotina da higienização do banheiro
Uma boa forma de manter a limpeza é higienizar todos os dias as áreas que são mais propensas a sujeira, como os banheiros.
Uma vez que é um local facilitador para bactérias, fungos e outros microrganismos se desenvolverem rapidamente e se não tiver higienização todos os dias pode ser um enorme agravante.
Nesse sentido, use limpadores de vidros, detergentes, desinfetantes e outros produtos específicos da Indeba para a limpeza dessa área.
Priorize a ventilação dos ambientes
O ambiente arejado é essencial para que a luz solar entre e a troca de ar aconteça, diminuindo a proliferação de mofo e de algumas bactérias.
Em ambientes fechados, o cuidado com os produtos com cheiro forte será fundamental para que o colaborador não fique intoxicado. Confira quais são os produtos da Indeba ideais para cada espaço do seu hotel.
O que é um plano da rotina de higienização de hotéis?
Os hotéis desempenham um papel importante para os turistas ou pessoas que estão realizando viagem a negócios. Nada melhor que encontrar uma hospedagem que ofereça todo o conforto possível e com instalações limpas e bem equipadas.
Para disponibilizar um bom serviço aos clientes os hotéis precisam ter um plano da rotina de sua higienização, para que a experiência do hóspede seja incrível.
Os planos incluem cronogramas para a limpeza dos apartamentos e das áreas externas, como também dos produtos que serão utilizados.
Além disso, ter processos operacionais padrão bem definidos para que o hotel esteja conforme os regulamentos da ANVISA são fundamentais para a segurança e saúde dos hóspedes.
Exigências de saúde e segurança para os hotéis
Todos os estabelecimentos devem cumprir exigências para que possam continuar abertos e nas hospedagens não seria diferente. Há requisitos que qualquer tipo de estadia necessita atingir para um bom funcionamento e está sob a lei.
Um dos padrões que são cobrados é a higienização regular das suas áreas comuns e também dos quartos que precisam ser higienizados constantemente.
Além disso, manter uma inspeção dos equipamentos de segurança (extintores de incêndio e sistema de alarme) tem que ser feita para continuar úteis e eficazes.
Como também, precisam apresentar planos estratégicos para incidentes críticos e com o detalhamento de todo o sistema.
Vale mencionar que os hotéis precisam ter uma equipe de colaboradores que estejam dispostos a zelar pelo ambiente e usar adequadamente os produtos de limpeza que são capazes de possibilitar uma higienização de excelência.
Tempo gasto para a limpeza do hotel
Geralmente, o tempo que um colaborador leva para limpar um apartamento será de acordo com os padrões de limpeza estabelecidos, tamanho do apartamento, tipo de móveis etc, o procedimento incui trocar a roupa de cama, realizar a higienização das superfícies, aspirar e usar produtos capazes de desinfectar algumas áreas entre outras atividades.
Contudo, as áreas comuns como restaurantes, corredores e recepção etc, são espaços com um fluxo maior de pessoas, aumentando o grau de sujidade. Portanto a frequência de higienização será maior.
Uma boa forma de ajudar os responsáveis pela limpeza a otimizar o tempo e apresentar um trabalho de excelência é garantir bons produtos de limpeza.
Ou seja, quando tem ao seu alcance produtos químicos que apresentam eficácia no seu uso, o colaborador não vai precisar gastar tempo esfregando os locais, pois são de boa qualidade e promove uma higienização mais profunda.
Produtos da Indeba para a hotelaria
A Indeba é uma excelente aliada para os hotéis, tem uma linha de produtos específicos para atender esses ambientes, que precisam ter uma higienização eficaz na eliminação dos germes.
Além disso, com fórmulas que não são agressivas para os hóspedes e nem para a equipe de limpeza. E se tiver qualquer dúvida é só entrar em contato com os meios de comunicação da empresa e solicitar orientações.