Processo de higienização eficiente. Por onde começar?

Home
Blog
Processo de higienização eficiente. Por onde começar?

Processo de higienização eficiente. Por onde começar?

21 de outubro de 2019

Ao limpar um quarto de hotel, há vários fatores que devem ser levados em consideração. Por um lado, não podemos esquecer que essa tarefa de limpeza é da maior importância para a avaliação positiva do alojamento após o cliente deixar o quarto.

Portanto, higienizar um ambiente de forma adequada e proporcionar uma experiência agradável aos seus hóspedes é essencial. 

Uma má experiência pode ser prejudicial para o seu negócio, afetando a fidelidade dos clientes e tornando-os menos propensos a voltar.

Sabendo disso, apresentaremos nesse post o passo a passo do processo de higienização do quarto de hotel. Vamos ver?

Limpando um quarto de hotel: passo a passo

Quartos impecáveis, lençóis muito brancos, ralos sem pelos ou fios de cabelos e lixeira sem detritos, esses são os primeiros passos para higienizar um ambiente de hotel. Confira abaixo outras dicas importantes: 

Saída de ar do cômodo

Antes de iniciar o processo de higienização, abra as janelas e as portas da varanda. Isso ajudará a trazer ar fresco para o ambiente, impedindo que o cheiro de qualquer produto químico de limpeza permaneça. 

O responsável pela limpeza também deve deixar a porta principal aberta durante a limpeza, isso ajudará na ventilação.

Cama

Remova a roupa de cama e coloque-a na lixeira do carrinho de limpeza. Se o quarto for ocupado pelo mesmo hóspede por mais de uma noite, ele não precisará necessariamente de uma troca de lençóis; nesse caso, você deve refazer a cama com cuidado e preparar o quarto para seu retorno – isso é chamado de serviço de abertura de cama. 

Alguns hotéis deixam um cartão que o hóspede pode colocar na cama ou na maçaneta da porta para solicitar uma mudança completa de roupa.

Remova o lixo

Esvazie as caixas e remova qualquer lixo do cômodo e coloque novos revestimentos nas caixas.

Remova os copos usados

Troque os copos, canecas ou louças usadas ​​por itens limpos e reabasteça o serviço de bebidas quentes (se houver) com novos suprimentos. 

Quaisquer itens retirados do frigobar devem ser anotados e substituídos de acordo com a política do seu hotel.

Limpar o pó

Tirar o pó de todas as superfícies, começando pelo topo e descendo em direção ao chão, também faz parte da higienização. Não se esqueça de tirar o pó de áreas difíceis de alcançar, como luminárias, além das cabeceiras, debaixo da cama ou da parte superior de guarda-roupas e armários. 

Um espanador telescópico extensível pode ser uma ferramenta muito útil se o seu hotel tiver tetos altos.

Móveis a vácuo e estofados

Todas as peças de móveis estofados devem ser aspiradas com um acessório de escova especializado. Isso os manterá livres de sujeira, poeira e alérgenos, além de ajudar a maximizar sua longevidade. As cortinas também podem ser aspiradas usando um acessório para remover a poeira.

Limpar superfícies

Limpe e desinfete todas as superfícies. Se houver quaisquer pertences dos hóspedes, mova-os cuidadosamente para um lado enquanto você trabalha e, em seguida, substitua-os cuidadosamente. Não se esqueça de também limpar o interior de armários ou guarda-roupas.

Mude a cama

Inspecione o colchão quanto a danos ou desgaste e relate quaisquer problemas ao gerente de turno. Se não forem encontrados problemas, coloque lençóis e fronhas limpas na cama antes de arrumar tudo no estilo do seu hotel. Substitua almofadas ou mantas decorativas.

Higienizar e limpar a poeira

Limpe e higienize qualquer equipamento elétrico, como telefones ou televisões. As telas da TV podem ficar muito empoeiradas, então limpe-as com um pano seco.

Limpe o chão

Ao fazer isso por último, você garante que não está criando mais trabalho para si mesmo, tornando-o bagunçado novamente durante outros processos de limpeza. Pisos duros devem ser varridos e esfregados, enquanto os tapetes devem ser aspirados, começando de um canto interno e indo para a porta.

Feche as janelas e faça uma última verificação

Feche as janelas e qualquer porta da varanda. Se restar algum cheiro químico, um purificador de ar pode ser usado. Se o ar-condicionado tiver sido ajustado, retorne à temperatura padrão do seu hotel. Faça uma varredura final na sala para garantir que nada foi esquecido antes que a sala seja deixada.

Essas dicas simples e práticas podem ser realizadas por qualquer segmento e padrão hoteleiro, garantindo uma maior satisfação final e aumentando o valor percebido pelos hóspedes.

Quer garantir uma higienização eficiente, qualidade e profissionalismo ao processo de limpeza do seu hotel? Conheça os serviços da Indeba. Contamos com uma equipe de especialistas que vai ajudar a cuidar do seu negócio e a manter tudo limpo e com cara de novo, sem danificar os móveis e outros objetos.

Restaurante Pós-Pandemia

Desafios e oportunidades para a retomada de bares, restaurantes e similares.

Outros artigos

Compartilhe esse artigo via:

Assine nossa newsletter